A tireoidite é um conjunto de doenças inflamatórias que afetam a glândula tireoide. Em alguns casos, o paciente sente dores, mas em outros são os sintomas básicos do hipertireoidismo ou do hipotireoidismo. As tireoidites são:
- Tireoidite subaguda (ou tireoidite de Quervain): não tem causa conhecida e resulta em um aumento doloroso da glândula e na liberação de grandes quantidades de hormônio no sangue.
- Tireoidite pós-parto: cerca de 5 a 10% das mulheres manifestam hipertireoidismo leve a moderado alguns meses após o parto. Nesses casos, o distúrbio costuma durar de um a dois meses e, frequentemente, é seguido por vários meses de hipotireoidismo antes do organismo se normalizar espontaneamente. Entretanto, em alguns casos, a tireoide não se recupera, e o hipotireoidismo se torna permanente, sendo necessária a reposição hormonal ao longo da vida.
- Tireoidite silenciosa: o hipertireoidismo transitório pode ser causado por uma tireoidite silenciosa, uma condição que parece semelhante à tireoidite pós-parto, mas não está relacionada à gestação e não é acompanhada de dor na glândula.
- Tiroidite crônica (ou Tireoidite de Hashimoto): é uma moléstia autoimune com a presença de autoanticorpos que destroem o tecido tireoidiano. As manifestações da Tireoidite de Hashimoto são extremamente variáveis, podendo ser do tipo hipo, hiper ou eutireoidismo. O principal sintoma é a presença de um bócio indolor, que pode não aparecer no estágio avançado da doença.
- Tiroidite fibrótica (ou Tireoidite de Riedel): distúrbio fibro-inflamatório raro que pode causar hipotireoidismo. As lesões causadas pela tiroidite fibrótica podem piorar de forma lenta e progressiva se não forem tratadas. Em alguns casos, o tecido da tireoide pode ser totalmente destruído. Pacientes com este mal costumam sentir falta de ar, sensação de sufocamento e disfagia (dificuldade de engolir).
Fonte: https://www.tireoide.org.br/
Essa pequena glândula, localizada em nosso pescoço, desempenha um papel vital em nosso organismo, influenciando desde o nosso metabolismo até nosso estado de espírito. Prepare-se para explorar 10 coisas sobre essa glândula misteriosa, que...
Veja mais...
Nódulos de tireoide são bastante comuns. A tireoide é uma glândula com o formato de uma borboleta, localizada na frente do pescoço e que tem uma alta taxa de aparecimento de nódulos, principalmente em mulheres. Pode aparecer em...
Veja mais...
Durante a gravidez, além das mudanças no organismo, o funcionamento da tireoide também muda. Os hormônios oscilam, sendo importantes para o desenvolvimento saudável do feto. Entretanto, o mau funcionamento da glândula tireoide pode trazer...
Veja mais...