A Hiperprolactinemia é uma alteração pouco comentada, porém, merece atenção redobrada. Esta condição pode causar complicações significativas se não for tratada adequadamente.
Portanto, é fundamental buscar atendimento médico ao suspeitar da Hiperprolactinemia para garantir um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento oportuno.
Ela ocorre quando há um aumento nos nÃveis de prolactina, um hormônio produzido pela glândula pituitária no cérebro.
A prolactina desempenha um papel importante na regulação da lactação, mas nÃveis elevados fora do contexto da gravidez e amamentação podem indicar um problema de saúde.
Incluem tumores hipofisários, como prolactinomas, medicamentos como antipsicóticos, antidepressivos, e anti-hipertensivos, além da hiperestimulação mamária por meio de estimulação frequente ou irritação das mamas.
Incluem irregularidades menstruais, produção de leite fora do contexto da amamentação (galactorreia), infertilidade em mulheres devido à interferência na ovulação, e disfunção erétil em homens, com impotência e diminuição da libido.
Envolve exames de sangue para medir os nÃveis de prolactina, exames de imagem, como ressonância magnética, para identificar tumores na glândula pituitária, e avaliação clÃnica com base nos sintomas relatados pelo paciente e exame fÃsico.
Sabemos o quanto a saúde hormonal é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida dos homens. Portanto, vamos compartilhar algumas dicas valiosas para ajudá-los a manter um equilÃbrio hormonal saudável.
- Mantenha-se ativo:...
Veja mais...
O endocrinologista é o especialista que cuida de glândulas como a tireoide, a hipófise, a adrenal e o pâncreas,dentre outras. Essas glândulas liberam hormônios que atuam em diversas funções do nosso organismo. Quando ocorre algum...
Veja mais...
A sÃndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco metabólico que aumentam as chances de desenvolver doenças cardÃacas, derrames e diabetes. Ela tem como base a resistência a ação da insulina, que age menos nos tecidos e obriga o...
Veja mais...
Talvez você não conheça esse termo, mas já deve ter ouvido falar em excesso de gorduras no sangue, certo? A dislipidemia é caracterizada pela presença elevada de lipÃdios no sangue, incluindo o colesterol e o triglicérides, que são
...
Veja mais...
Aliadas a uma dieta saudável, as atividades fÃsicas causam uma sensação de bem-estar e evitam o sedentarismo - uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissÃveis.
...
Veja mais...
A vitamina D é a responsável por regular o fornecimento de cálcio e fósforo ao organismo. Ela atua nos ossos, no intestino e nos rins, mas mantém uma função essencial no equilÃbrio de vários outros órgãos e células do corpo. É...
Veja mais...
As altas temperaturas e a maior exposição ao sol contribuem para que o organismo perca mais água para controlar a temperatura do corpo. Então, como manter a hidratação em dia?
O conselho geral é o mesmo do resto do ano: consumir 2...
Veja mais...
Há dois tipos de tecido que armazenam gorduras em nosso organismo: o tecido adiposo marrom e o branco. O tecido adiposo branco só estoca gordura, na sua maior parte em forma de triglicerÃdeos em uma grande gota. Já o marrom é responsável...
Veja mais...